Maternidade e trabalho no IF:
Garantir direitos às mães servidoras
Maio de 2023
Maternidade e trabalho no IF:
Garantir direitos às mães servidoras
Maio de 2023
Na quarta-feira, 10/05, na semana do dia das mães, realizamos uma live com servidoras com filhos para ouvir suas demandas e transformar os desafios em pautas de luta sindical!
Apesar da estabilidade que o serviço público oferece, conciliar a maternidade com o trabalho implica em uma série de obstáculos no desenvolvimento profissional das mães.
Os relatos das servidoras mostram as dificuldades das mães na ascensão na carreira, no investimento em qualificação, na sobrecarga de tarefas.
Além disso, é recorrente que a licença saúde seja utilizada de forma a descontar os dias da licença maternidade, misturando as duas licenças que são diferentes e roubando o direito à licença maternidade em sua plenitude.
O caso mais grave se dá com as professoras substitutas, cujo vinculo deve ser renovado a cada seis meses por até dois anos, mas quando estas engravidam, seus contratos não são renovados e acabam sendo cortada da instituição mesmo gestante e sem nenhum direito.
O discurso do respeito às mulheres deve ser transformado em políticas concretas! Atenção aos casos das professoras substitutas, aceleração da carreira e incentivo de qualificação para mulheres com filhos, e o direito à creche no local de trabalho são pautas urgentes ao sindicato!
Assista o debate na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=o8STDX12PxM&t=6s